Translate

sábado, 18 de outubro de 2014

Vote em quem achar melhor, mas isso é só o começo !

Novamente eleições em Brasil, tudo bem, tudo bom. Novamente PT e PSDB, novamente quase empatados. Um déjà vu.

Irão me falar que são diferentes, que são opostos, e isso é uma falácia. Que um é o diabo em pessoa, e o outro um santo. Então tá...

A verdade é que são dois candidatos de esquerda, um partido mais à esquerda, outro mais ao centro. Mas as políticas são parecidas, tanto até que agora brigam para se atribuir a paternidade de políticas sociais que deram certo.

... para quem me falar que o PT é o comunismo socialismo cubano russo chinês marxista maldito, a minha risada fatal: blá.

... para quem me falar que o PSDB é o neoliberalismo demoníaco do FMI buguês, o meu escárnio: blé (e quando chegar no século XXI me avisa).

O Brasil jamais viu comunismo sendo implantado, e nunca verá. Um caudilho à la Chávez não teria sorte por aqui, ainda bem. Stálin, por favor, leia historia, não me faça rir. Que marxismo o quê, primeiro quero ver você ler O Capital, inteirinho, e citar as partes equivocadas.

O Brasil jamais viu uma política liberal meeeesmo, e me atrevo a dizer que nunca verá também. Não é a preferência do país, por questões óbvias aliás, que viveu tanta desigualdade, e faz todo o sentido, por mais que o 1% da população privilegiada da classe média alta que só enxerga seu sapatinhos pense diferente. O ideal sim é um meio termo, ajudando a diminuir diferenças sociais mas incentivando a iniciativa privada, construindo um parking independente de seja lá qual for a indústria que a gente meta as caras. O que é vergonhoso é ver os sul coreanos com um sucesso estrondoso e nós aqui aprendendo ainda a nos governar, quem dirá produzir.

Não podemos negar que tanto o PSDB quanto o PT apontam para isso, então na média o eleitor acertou, ao longo dos anos. Mas tem um loooongo caminho antes de se comparar ao menos aos tigres asiáticos, o que é sim um pouco deprimente.

Já pensei em dar aula em falácias, e geralmente no feiszbuk uns ficam aumentando os erros do adversário e minimizando os erros do preferido, para dizer o mínimo. A verdade é que o PT acertou em certas coisas, e errou em outras, e o PSDB ídem. Quanto a corrupção qualquer um dos dois pode dar aulas nesse quesito, inclusive essa briga parece apagar da memória outras estórias de corrupção de outros partidos, alguns deles já extintos. Então me convencer, não vai. Ah, e chamar de burro o outro que vota no adversário é uma confissão de asnice. Isso mesmo: asnice burricofalaciatória. É uma dicotomia falsa criada para você entrar na dança. Os analistas de tendências sociais é que se divertem...

E antes de pensar nas respostas que vai me dar conforme a sua religião, seja neo plus liberal ou ultra mega marxista, lembre que :

- eu não voto, não vai ganhar nada mudando a minha opinião. Aliás, vou mudar isso, prometo.
- estou querendo mostrar as tristes (ou felizes) semelhanças, mas se quiser ouça os economistas imparciais e verá que a política econômica pouco mudou de um para outro. Ah, você queria mudança? Tivesse votado no Levi Fidélix, aí sim ia ser diferente mesmo!

Já sabemos que o PMDB ficará com o espólio depois da batalha, independente do ganhador. Ah, não sabia? Então já sabe. A sua religião, seja a que você acha que é liberal, ou a que você acha que é marxista, na verdade alimenta um monstro chamado pragmatismo partidário, mas que podemos chamar de 'é dando que se recebe'.

Alguns dos argumentos mais válidos que encontrei para votar em Aécio:

 - 'políticos e fraldas tem que ser trocados de tempos em tempos, pelo mesmo motivo', atribuído a Eça de Queiroz. Não achei a fonte mas a frase é válida.

 - 'a máquina do estado está grande demais': podemos discutir até que ponto irá mudar, até que ponto isto é uma verdade, mas em todo caso 39 ministérios é algo impossível de administrar, e a máquina política que movimenta esse monstro público precisa ser enxugado, não é mais eficiente.

Alguns dos argumentos mais válidos que encontrei para votar em Dilma:

 - a distribuição de riqueza foi uma marca no governo do PT. A pergunta é se realmente com outro governo do PT isto continuaria, mas há quem possa ver no PSDB o fim políticas sociais que de fato só aconteceram para as classes C e D agorinha. 'Ah, mas na verdade foi a estabilização da moeda que propiciou isso': isso é uma meia-verdade, o fato claro é que a universidade continuava uma redoma para os privilegiados, só para citar um exemplo.

 - os problemas que enfrentamos acontecem porque há um nível de exigência maior, então evoluímos. Também é uma verdade, e novamente a pergunta é se outro governo do PT conseguiria fazer as mudanças necessárias.

A parte triste:

 - os debates se concentram no 'como vai se virar agora ?'. Virou uma competição de quem sabe dar punch e quem sabe se esquivar. Poderíamos então contratar treinadores de UFC ao invés de marketeiros ?

 - me chamem de tecnocrata, mas precisamos urgentemente de respostas técnicas inteligentes para fazer uma reforma tributária de verdade, e não vejo esse time em nenhum dos partidos. E uma reforma política também está tão longe de acontecer que dá medo.

 - quem continua não governando o país, o legislativo, continua igual. Quem ganhar terá que entrar na dança, e daí voltamos ao que comecei falando: não é tão diferente assim, inclusive porque por exemplo o PMDB fica dando risada nessa falsa dicotomia PT-PSDB e continua governando na boa !

Então a solução que enxergo:

Quer votar na Dilma ? Ótimo! O seu voto é em Aécio ? Perfeito! Vai lá e vote. Mas isso é só o começo!

Cobre, defenda, incomode, tanto quanto incomoda pagar imposto de renda. Quem você votou ganhou ? Ajude, critique, não deixe de cobrar as promessas. Quem você votou, perdeu ? Seja uma boa oposição: critique, cobre as mesmas promessas. É o seu país, e ele, como todos os outros, são são servidores, estão ao seu serviço.

E parabenize-se por viver no segundo país mais democrático do continente sul americano, porque em outros lugares é bem pior, e eu falo com conhecimento de causa !