Translate

domingo, 9 de novembro de 2014

Taca-le pau Meme Véio !


O menino Leandro do 'Taca-le pau Marco véio' estará com o homem-meme da Globo, o senhor Galvão Bueno.

Mas como um menino de nem 10 anos narra um vídeo de uns 30 segundos, e explode assim na internet ? Enfim, é um meme. A explicação é que cresce como uma bola de neve,  cada compartilhamento na rede faz ele crescer mais 'até o infinito, e além!'. Quem não viu na internet, vê na televisão, quem não, vê num rodeio e é impossível fugir, 'taca-le pau, internet'. Sim, seria 'taca-lhe o', mas enfim...

Evocaram a simplicidade da nossa infância. 

Essa infância que se perdeu e que queremos relembrar acaba por ser evocada no vídeo, foi assim que filmaram e postaram algo simples e divertido, evocado por milhões saudosistas de tempos de brincadeiras simples de criança.

E daí o menino Leandro virou mais um meme da internet para o mundo, e se alguém precisa mostrar a sua coragem ou começar um trabalho desgastante, já surge o 'Taca-le pau, fulano de Tal!'.

Leandro e Marco, o narrador e o corredor, foram parar em rodeios e televisões, rádios e churrascarias, junto com apresentadores famosos que os olham e podem se admirar dessa simplicidade, enquanto a contaminam o suficiente para nos deixar pensando que simplicidade teria tudo isso.

É um pouco patético mas quando as visualizações cresceram e as redes sociais criaram sua caracterização, os programas de televisão que vivem de Ibope tentaram seqüestrar a simplicidade dos garotos. Não que consigam pois os garotos são tímidos de verdade, então imagino que o Galvão não conseguirá muito mais do que uns 'taca-le pau' aqui e ali.

Será que Richard Dawkins se incomoda com isso? A sua palavra 'meme' dominou os meios. Cunhada por ele no livro 'O gene egoísta', Dawkins inventou esse neologismo como uma comparação de que, assim como os genes persistem geração após geração se reproduzindo em cada indivíduo que o carrega, assim são também as idéias, elas se propagam de uma mente a outra. 

Um gene se propaga de um indivíduo para outro, um meme de uma mente para outra. Formam comunidades de idéias. Comunidades de idéias brigam contra outras comunidades de idéias. Veganos versus carnívoros, musulmanos versus cristãos, petralhas versus burgueses, o dilmaécionismo é um meme que agora caiu de popularidade, como será um dia com o 'taca-le pau' assim que surgir outra mania.

Há os memes que lutam entre eles, e se metem na nossa mente pela ameaça.

Há os memes 'bonitinhos' que se propagam pela 'boniteza', minions fofinhos, gatinhos, taca-le paus engraçados.

O menino Leandro do 'Taca-le pau Marco véio' estará na transmissão da Formula 1; esperamos que conserve essa simplicidade que o levou até ali.